Uma das principais ferramentas para investidores e profissionais do mercado financeiro são os indicadores financeiros de uma empresa, isso porque através dessas informações é possível mensurar se um negócio é um bom investimento ou não. E entre as opções de indicadores, o preço/lucro de um negócio é um dos mais tradicionais.
O preço/lucro de uma empresa é uma ferramenta útil na hora de criar os parâmetros de avaliação do negócio, especialmente nas questões que envolvem os possíveis retornos do investimento.
O que é o preço/lucro
O preço/lucro, ou p/l, é um indicador utilizado para definir se o preço cobrado por uma ação está barato ou caro, isso é, esta métrica permite ao investidor avaliar se o custo do negócio vale a pena diante do lucro que o mesmo dá de retorno.
Para isso, o preço é o valor pelo qual a ação está sendo negociada na bolsa de valores, enquanto lucro é referente ao retorno líquido possibilitado por cada ação.
Portanto, para se chegar ao valor do p/l é necessário dividir o preço e lucro que a ação teve acumulada no período de 12 meses.
Assim, o resultado pode indicar diferentes contextos, cabendo ao investidor ou profissional da área saber interpretar o resultado.
E uma das formas para que isso aconteça é entendendo os significados e o funcionamento desta métrica.
Entendendo o preço/lucro
Como citado anteriormente, ao se deparar com o conceito do preço/lucro o agente do mercado deve buscar se informar o máximo possível para entender o que aquele resultado significa.
Assim é possível ter três resultados de p/l, são eles:
- Baixo;
- Alto;
- Atípico.
Baixo
É natural que investidores iniciantes, ao se deparar com o conceito do p/l, busquem negócios em que este indicador esteja baixo. Todavia, nem sempre esse resultado é indicativo de um bom negócio.
Assim, é possível listar algumas interpretações possíveis em situações de preço/lucro baixo:
- O negócio está possibilitando lucro aos seus acionistas;
- A empresa possui falhas internas e seu modelo de negócio está falhando, fatores que interferiram em seu valor;
- O segmento de mercado onde a empresa atua teve alguma crise, interferindo assim em seu preço.
Através dessa lista, é possível perceber que nem sempre um p/l baixo é um negócio interessante.
Mesmo sendo atrativo investir em um negócio com alto retorno e custo baixo, isso nem sempre significará ganhos no médio e longo prazo.
Portanto é necessário entender a situação que levou aquele resultado, e não apenas a equação.
Alto
A mesma ideia de prós e contras é possível de aplicar em contextos no qual o p/l é alto. Dessa forma, é possível citar algumas interpretações possíveis quando o resultado é esse:
- O indicador alto pode indicar que as expectativas de crescimento do negócio são positivas;
- P/l alto ainda pode representar que o mercado está supervalorizando as ações de um determinado negócio.
Portanto é necessário que o agente do mercado tenha certos cuidados, isso porque a precificação elevada pode ser um grande atrativo na busca por negócios com potencial elevado.
Todavia, este mesmo valor pode ser causado apenas pela expectativa do mercado e não por algo diretamente ligado à empresa.
Assim, faz-se necessário trabalhar com margem de risco em contextos deste tipo, especialmente para entender se aquele investimento é um capital de risco ou não.
Atípico
Como o próprio nome indica, o p/l atípico é quando aquele resultado ocorreu devido a fatores extraordinários, não recorrentes.
O que pode ser consequência de um investimento externo, a alta extraordinária do mercado de sua atuação, a venda de um ativo, entre outros fatores.
Novamente, caberá ao investidor entender aquela situação, realizar a conta, e colocar na balança se aquele é um bom negócio ou não para se investir.
Vantagens e desvantagens do preço/lucro
Assim como grande parte das métricas do mercado financeiro, o indicador preço/lucro possui vantagens e desvantagens.
Portanto, entender quais são seus pontos fortes e fracos é importante para quem deseja utilizar esta ferramenta em sua avaliação financeira.
Vantagens
Talvez a principal vantagem na utilização do p/l seja o conceito acerca deste indicador, afinal sua utilização é simples, isto é, a equação para se chegar ao preço/lucro de um negócio é prática.
Além disso, através deste indicador é possível entender a projeção de crescimento de uma empresa de forma rápida e prática.
Outra grande vantagem do preço/lucro é a possibilidade de comparar esta métrica entre empresas do mesmo setor, possibilitando encontrar investimentos que se encaixam de forma mais adequada no perfil de cada investidor.
Desvantagens
Utilizar apenas o indicador preço/lucro pode ser um erro, afinal, como foi citado anteriormente, existem diversas interpretações possíveis para cada resultado.
Portanto, faz-se necessário que o p/l seja combinado com outros indicadores, possibilitando assim o entendimento de cada contexto, além de dar um resultado mais exato.
Outra desvantagem é a necessidade de poucas informações para criar este indicador, ou seja, o preço/lucro representa uma situação específica, no qual são ignorados fatores como condição do mercado e endividamento da empresa.
Por fim, o p/l também não leva em consideração questões internas da empresa, como a gestão. Com isso, o resultado pode indicar uma realidade que não existe mais, devido a mudanças internas que ocorreram dentro do negócio.
Aumentando assim os riscos existentes acerca daquele investimento.
Importância do preço/lucro para o profissional do mercado financeiro
Como visto no texto, o preço/lucro é um dos indicadores de grande relevância do mercado financeiro. Especialmente na questão de encontrar bons investimentos.
Portanto, é natural que o profissional que atua no mercado domine de forma eficaz a aplicação deste indicador.
Isso vale especialmente para aqueles que trabalham com análise e indicação de investimentos, casos do Analista de Investimentos Mobiliários, Agente Autônomo de Investimentos, Gestor de Investimentos, por exemplo.
Além disso, vale reforçar que o p/l é útil, todavia sua utilização deve ser ligada a outros indicadores, o que possibilita um maior entendimento do contexto e uma maior exatidão na hora de interpretá-lo.
Por fim, o sucesso de quem busca trabalhar com investimentos passa por entender a importância dos indicadores existentes na área, ou seja, o preço/lucro é um passo fundamental para quem deseja atuar profissionalmente no setor.