Os investidores de renda fixa lidam com vários riscos. Por isso, calcular tanto o risco quanto o rendimento de um ativo é importante para fazer boas escolhas de investimento. Por isso, o current yield é um indicador fundamental na análise de investimentos.
Para calcular indicativos de investimento há várias fórmulas que podem ser usadas. Porém, o current yield é uma alternativa para usar como indicador de curto prazo. Além disso, é utilizado para analisar se determinado rendimento vale ou não a pena.
O que é current yield?
Current Yield é o termo em inglês que significa rendimento anual de um investimento e é um cálculo usado para comparar rendimentos entre títulos de renda fixa. Esse resultado é dado pela divisão entre o rendimento anual pelo preço atual de um ativo.
Sendo assim, esse cálculo revela o retorno de um ativo em um ano e esse resultado auxilia o investidor a saber se esse ativo vale a pena ser adquirido naquele momento.
Como calcular?
Sua fórmula é usada para realizar o cálculo do retorno de um ativo em um ano. A fórmula para calcular o current yield é a seguinte:
CY = rendimento anual (juros e dividendos) ou cupom / valor de negociação
Nesse cálculo, o yield representa o retorno até o vencimento do ativo em questão. Já o CY é o resultado válido somente para o preço que está sendo negociado.
Ao analisar o cálculo, é importante saber que geralmente se o valor da negociação diminui, o CY tende a aumentar. Consequentemente, se o valor da negociação aumenta, o CY tende a diminuir.
Além disso, essa fórmula é considerada versátil. Isso porque ela pode ser adaptada para analisar e calcular o rendimento de uma ação. Para obter esse resultado, basta dividir os dividendos recebidos pelo preço da ação em questão.
Como o current yield é utilizado?
No mercado financeiro, o current yield é usado para fazer a avaliação de rendimento de um título com base no seu preço atual e na taxa de retorno corrente de um título.
Assim, se um título é negociado com desconto se comparado ao seu valor nominal, podemos considerar que seu current yield está acima da taxa do cupom. Com isso, esse título em questão é considerado vantajoso para investir.
Mas, se o preço atual do mercado estiver igual ao seu valor nominal, isso significa que o current yield é igual a taxa do cupom. Assim, adquirir ou não o título é indiferente porque pode ser ou não um bom negócio.
E, por último, se um título tem sua negociação com um prêmio se comparado ao seu valor nominal, seu current yield é considerado abaixo da taxa do cupom. Ou seja, esse título é desvantajoso para o investidor.
Ao fazer essa análise de um ativo, os resultados também podem ser usados para classificar os riscos e comparar com outros títulos. Seguindo a regra tradicional do mercado financeiro, quanto maior o risco, maior pode ser o retorno. Assim, se dois títulos têm os mesmos riscos, a melhor opção é o que tem o maior current yield.