Ao iniciar a aplicação em ações, é natural que o investidor busque relatórios sobre as empresas que quer. Nesse contexto ele se depara muitas vezes com o preço alvo para cada ação.
Dessa maneira, entender de onde vem e para que serve o preço alvo no momento de realizar seus investimentos é primordial.
O que é preço alvo?
O preço alvo de uma ação nada mais é do que uma estimativa que os analistas de valores mobiliários calculam, com vistas a prever qual é o potencial de cada empresa negociada na bolsa de valores.
Assim, o seu principal objetivo é saber qual será o potencial de valorização ou desvalorização de um ativo.
No caso do preço projetado maior do que o preço corrente, o analista indica a compra e, quando o preço alvo é menor, como a ação tende a se desvalorizar, segundo o analista, o investidor fica fora ou entra vendido.
Como o preço alvo é calculado?
Para calcular o preço alvo o analista utiliza a análise fundamentalista, mais especificamente, o fluxo de caixa descontado.
Esse método consiste em estimar o fluxo de caixa da empresa para os próximos anos e, posteriormente, descontá-los a uma taxa de juros para chegar ao valor futuro da empresa e, consequentemente, o lucro da empresa hoje.
Após estimar o valor, ele o compara com o preço de mercado e define qual estratégia adotar.
Desvantagens de Preço alvo
Saber o preço alvo de um ativo, principalmente quando ele é estimado via fluxo de caixa descontado é um excelente caminho para decidir em qual empresa investidor.
Entretanto, alguns fatores devem ser considerados:
- Experiência do analista e da casa de análise
- Economia e política
- Como a empresa se comporta diante dos consumidores
Dessa maneira, ciente desses componentes é necessário que investidores e analistas unam a metodologia de cálculo com a sua experiencia prévia no mercado financeiro.
Como o preço alvo é utilizado pelos investidores?
Assim que a análise fundamentalista é realizada, o investidor recebe o price target e a partir disso se inicia a decisão ou não de investimento.
Nesse cenário, o investidor irá comparar o preço alvo da ação com as cotações de mercado e, dessa forma, definirá se ela está cara ou barata.
Assim, no caso de um preço alvo de R$ 15,00 para uma ação que tem cotação de R$ 10,00, o investidor tem um potencial de retorno de 50% dentro do período estipulado pelo analista para que a ação chegue ao preço estimado.
Com a recomendação em mãos, o investidor precisa entender que o price target vale até o momento em que a ação chega ao valor estimado, sendo necessária nova análise após esse evento.
Divergências de preço alvo
No momento de analisar a coerência do preço alvo, o investidor deve se lembrar que essa estimativa tem impacto da:
- Experiência do analista
- Questões subjetivas a cada analista
- Impacto de possível concorrência
- Regulação estatal
Assim, em virtude, principalmente, da subjetividade particular a cada analista de valores mobiliários, a definição de um preço alvo para uma ação pode apresentar inúmeras respostas, sem que uma única seja a verdadeira.