Um dos principais documentos presentes nas empresas é o código de ética, que será um norteador de como se deve agir dentro da instituição.
Nesse contexto, o código de ética das instituições bancárias são a base para que elas consigam manter a competitividade e a sua imagem no mercado.
O que é o Código de Ética?
De forma geral, o código de ética visa estabelecer quais são os direitos e deveres que uma empresa, instituição ou categoria profissional deve seguir, tendo como base para sua formulação a missão, cultura e valores da empresa.
Nesse sentido, ele é um documento que além de versar sobre a forma como os funcionários devem se portar, também visa regular todo o funcionamento da empresa.
Apesar de cada empresa e classe de trabalhadores possuírem o seu próprio código de conduta, existem algumas características em comum entre eles:
- Proteção do patrimônio da empresa;
- Transparência na forma de se comunicar;
- Assédio sexual ou profissional;
- Respeito entre chefes e funcionários.
Importante salientar que tudo o que está previsto dentro do código de ética pode ou não estar em linha com as normas civis do país.
Como é o código de ética no setor bancário?
Assim como outras classes de trabalhadores, o setor bancário também possui seu código de ética. Salienta-se, que apesar de existir um código geral, cada um dos bancos que atuam no país criam o seu próprio documento.
No que versa sobre as instituições bancárias, a ética apresenta não só as diretrizes de um melhor convívio social entre os funcionários, mas também a manutenção da forma como a instituição é vista pela sociedade, através de seu posicionamento.
Nesse sentido, é possível perceber semelhanças entre os diversos documentos presentes no mercado, entretanto como cada um apresenta missão, cultura e valores diferentes, é natural encontrar pontos específicos em cada um deles.
De forma específica, e muitas vezes diferente do que os códigos de outras empresas, é comum perceber que os códigos dos bancos apresentem informações relativas a compliance, conflito de interesses, lavagem de dinheiro, entre outros.
Nessa linha, o código de ética das grandes instituições bancárias do país aborda não só questões internas, mas também as relações com acionistas, investidores, credores e fornecedores, concorrentes e governos, em alguns casos.
O principal impacto que um código de ética causa para essas instituições está relacionado ao risco de imagem, o qual é primordial manter de forma sólida, para que assim ela consiga competir com os demais players do mercado.
Vantagens do código de ética
Como demonstrado, o código de ética tem como foco desenvolver nos funcionários os princípios éticos e as condutas morais que cada empresa considera como correta e em linha com o seu negócio.
Assim, entre as principais vantagens de desenvolver e aplicar um código de ética dentro das instituições são:
- Promover o alinhamento de posturas entre funcionários e empresa;
- Apresenta um caráter de educar os funcionários;
- Protege tanto funcionários quanto a própria empresa;
- Transforma as relações sociais;
- Consolida a cultura da organização;
- Tende a melhorar a forma como a empresa é vista pelo mercado.
Dessa maneira, a elaboração do código de ética garante vantagens não só internas, mas também externas, principalmente quando se fala em mercado financeiro, onde os agentes tendem a ver com melhores olhos empresas com práticas éticas e morais.