Finanças
Tem como prever quando será a queda de Taxa Selic?
Segundo estimativas do Governo Federal, em 2023 os juros irão começar a cair. O corte na taxa de juros, provavelmente, será de 0,75 pontos.
Conheça as expectativas sobre a Selic
Finanças
A Selic nada mais é do que a taxa básica de juros. O Banco Central, a cada 45 dias, faz uma reunião para determinar se haverá alterações no juro.
O que é a Selic?
Dentro dessa reunião, que ocorre a cada 45 dias, o COPOM (Comitê de Política Monetária) vota pela mudança, ou não, na taxa básica de juros.
Uma das principais causas do aumento da taxa de juros é a inflação. Em momentos onde os preços de produtos e serviços sobem, o BC se prepara para subir o juro.
Por que os juros sobem?
Com o juro maior, as pessoas e empresas diminuem a busca por crédito, fato que reduz o consumo e evita a alta dos preços.
Com a taxa de juro em 13,75%, muitos economistas acreditam que o juro chegou a seu teto. Assim, as expectativas são de manutenção e possível queda.
A Selic chegou ao teto?
Segundo as estimativas de julho deste ano, o primeiro corte na Selic pode ocorrer em junho de 2023.
Porém, mais recentemente, alguns agentes do mercado acreditam que o BC só vai começar a fazer os cortes na inflação a partir do segundo semestre de 2023.
A Selic mais alta pode reduzir o crescimento econômico e influenciar a taxa de desemprego. Por isso, é importante ficar atento, tanto nos juros quanto na inflação.