O que é CEA? Saiba tudo sobre a certificação financeira
Finanças
Entre as diversas certificações financeiras voltadas para profissionais da área, a CEA merece destaque. Você conhece esse certificado?
Então, descubra mais sobre a CEA
Finanças
A CEA, ou Certificação de Especialista em Investimentos, é um certificado voltado para profissionais que desejam atuar como Especialista de Investimentos.
O que é a CEA?
Sob responsabilidade da ANBIMA, a CEA é considerada a “evolução” da CPA 20. Assim, o profissional que possui esta certificação pode realizar atividades relacionadas à CPA 10 e CPA 20.
Em suma, uma das principais diferenças da Certificação de Especialista em Investimentos é o aprofundamento nas questões envolvendo ativos financeiros, ainda mais quando comparado com as “CPAs”.
Ou seja, a CEA corresponde a um dos maiores patamares relacionados às certificações bancárias. Assim, é natural que cada vez mais profissionais busquem tirar esta especialização.
Vale destacar que não existe nenhum requisito específico para tirar a CEA. No entanto, o candidato deve se preparar para a complexidade que envolve o exame.
Como tirar a CEA?
Afinal, Sistema Financeiro Nacional, regulação de mercado, gestão de carteiros, fundos estruturados, entre outros assuntos, são temas cobrados na prova de certificação CEA.
Para conseguir aprovação, deve realizar um exame com 70 questões, sendo que possui 3h 30 minutos para realizar a prova. O candidato deve ter um aproveitamento mínimo de 70%.
O salário inicial do especialista de investimentos é de R$3036. Já profissionais mais experientes ganham, em média, R$7886.
Salário do especialista em investimentos
Portanto, a CEA pode ser uma alternativa de especialização interessante para diferentes tipos profissionais, ainda mais para aqueles que desejam trabalhar com ativos financeiros em bancos múltiplos.