Muitas pessoas precisam da ajuda de profissionais para tomar decisões financeiras inteligentes. Um desses agentes que realiza esse tipo de trabalho é o assessor financeiro.
O assessor financeiro é um profissional especializado em ajudar clientes a ter atitudes, do ponto de vista financeiro, mais assertivas e sustentáveis ao longo do tempo. Essa função é diferente de um consultor financeiro ou mesmo de um consultor de investimentos.
O que é o assessor financeiro?
Como o nome sugere, o assessor financeiro é alguém que acompanha e orienta alguém nas tomadas de decisões que envolvem suas finanças pessoais. Muitas vezes, esse profissional é confundindo com o consultor financeiro. No entanto, o profissional de assessoria financeira, possui algumas particularidades.
Portanto, não trata-se da mesma maneira de atuação. Para entender o que faz o assessor financeiro, é preciso distinguir:
- Assessoria financeira: entende, sob uma perspectiva mais ampla, determinado problema que o cliente sabe que existe e identifica formas de solucioná-lo, optando por um direcionamento;
- Consultoria financeira: identifica o problema para, posteriormente, encontrar a solução. De certa forma, é um diagnosticador de uma necessidade.
Em caráter comparativo, o assessor financeiro se equipara mais ao planejador financeiro. Contudo, esse último é mais utilizado por clientes que necessitam de uma reestruturação financeira.
Como atua o assessor financeiro?
Explicado para que serve o assessor financeiro, é normal que surja a dúvida sobre o campo de atuação desse profissional. Antes de tudo, é válido destacar que existem duas modalidades principais. Onde, o assessor pode executar a assessoria financeira empresarial (pessoa jurídica) ou assessoria financeira pessoal (pessoa física).
Assessoria financeira empresarial
As duas atuações de assessoria possuem focos diferentes. Na área empresarial é importante que o profissional tenha bom conhecimento sobre finanças corporativas. Alguns exemplos de atividades na área empresarial são:
- Inteligência financeira: utilizada para compreender a saúde financeira da empresa e quais os melhores caminhos para traçar um plano estratégico;
- Gestão de risco: entender quais ações tomar a depender do cenário em que se está inserido e do que se espera no futuro;
- Planejamento financeiro: identificação de atitudes que precisam ser tomadas para garantir a sustentabilidade econômica do negócio, de forma que as atividades não sejam prejudicadas.
Assessoria financeira pessoal
O assessor financeiro pessoal também se diferencia do consultor financeiro pessoal. Na assessoria existe o entendimento da particularidade do cliente. Nesse caso, pode-se utilizar recursos como:
- Planejamento para aposentadoria: visando uma maior estabilidade financeira no futuro, o assessor pode traçar um plano para aposentadoria que caiba na realidade do assessorado;
- Resolução de dívidas: algumas pessoas contratam assessores para que haja uma planificação sobre as dívidas existentes e, assim, seja traçado um projeto de quitação dos débitos.
Mas, além disso, pode-se ter um exercício dentro ou fora de uma instituição. É comum que muitos dos assessores atuem de forma independente. É imprescindível que, independente da atuação, exista uma qualidade de confiança imprimida no assessorado.
Para isso, é preciso:
- Estudar o cliente como unidade;
- Ter boa comunicação e relacionamento;
- Entender as variáveis envolvidas no problema;
- Buscar experiências;
- Ter qualificação.
O que é preciso para se tornar um assessor financeiro?
Geralmente, as áreas mais cursadas por atuantes da área de assessoria financeira, estão ligadas aos cursos de ciências contábeis e administração de empresas. Mas, essa não é uma via de regra. O salário de um assessor tem o valor-base aproximado de R$2.000, podendo variar de acordo com qualificação, experiência e região de atuação.
É possível encontrar curso de assessoria financeira, o que pode ser uma boa oportunidade para aprender sobre o mercado e fazer networking. Ou seja, tanto para o já assessor financeiro ou para quem deseja se tornar um profissional. Ter certificações financeiras e qualificações, é um processo imprescindível e indispensável.