Os profissionais que desejam se qualificar para o mercado financeiro estão sempre em busca de boas qualificações, o que inclui a busca por certificações financeiras internacionais. Entre elas, existe a chamada CAIA.
A certificação CAIA possui um perfil mais direcionado para investimentos menos convencionais do mercado financeiro, sendo extremamente valorizada mundialmente.
O que é Certificação CAIA?
A CAIA (Chartered Alternative Investment Analyst) é uma certificação financeira voltada para investimentos alternativos — ou seja, para produtos que não são necessariamente ligados à negociação no mercado secundário.
Para isso, é aplicada uma prova, reconhecida mundialmente, que demanda uma excelente preparação do profissional, acerca de variados temas. As inscrições para o exame são feitas através do site oficial da CAIA®.
Para quem a certificação CAIA é destinada?
A prova CAIA é direcionada a diversos profissionais do mercado financeiro, como:
- Traders;
- Gestores de Hedge Funds;
- General Partners de Private Equities;
- Investidores de Commodities;
- Private Bankers.
Além disso, acadêmicos e graduados também podem escolher pela certificação. Isso porque, em geral, ela é direcionada para quem trabalha com renda fixa e renda variável e busca por novas classes de ativos.
O que são investimentos alternativos?
Tão importante quanto introduzir o significado de CAIA e sua utilidade, é detalhar o que são os investimentos alternativos.
Tal qual o próprio nome indica, este é um tipo de investimento não convencional, sendo que este produto financeiro não está disponível em corretoras e bancos.
O que não é à toa, afinal, os investimentos alternativos possuem lastro na economia real, isto é, são produtos que o investidor pode financiar e, até mesmo, se tornar sócios.
Assim, entre este tipo de investimento, é possível destacar produtos de alguns setores, como, por exemplo:
- Mercado imobiliário;
- Setor comercial;
- Ativos judiciais;
- Agronegócio;
- Geração e distribuição de energia.
Ou seja, estão produtos financeiros de áreas que movimentam um alto volume financeiro.
Além disso, vale destacar alguns dos principais tipos de investimentos alternativos existentes no mercado. No caso, são eles:
- Real Estate (Investimentos Imobiliários);
- Private Equity;
- Commodities;
- Hedge Funds;
- Managed Futures;
- Debêntures;
- Distressed assets;
- Colecionáveis (vinho, carros, artes, etc.).
Portanto, os investimentos alternativos tendem a ser uma opção interessante para diferentes perfis de investidores.
Como tirar a certificação CAIA?
Para obter o certificado CAIA, é necessário conhecer o passo a passo para possuir tal certificação.
Assim, é possível elencar as seguintes etapas para quem deseja obter esta certificação:
- Possuir uma graduação e um ano de experiência na área ou, em caso de não diplomação, ter quatro anos de experiência na área;
- Ser associado ao CAIA e cumprir com todos requisitos da instituição;
- Possuir referência de ao menos dois profissionais;
- Realizar o exame e obter pontuação necessária para aprovação nos exames referentes aos dois níveis;
- Acompanhar o resultado da prova no site oficial da instituição.
Além disso, é importante que o candidato se atente a outras questões que envolvem a realização do exame, como, por exemplo, o preço da certificação CAIA.
Por fim, mas não menos relevante, também é útil entender a complexidade para ser aprovado neste exame.
Portanto, muitos candidatos buscam o curso para certificação CAIA visando se preparar do melhor modo para o exame e aumentar as chances de aprovação.
Como funciona o exame CAIA?
O CAIA é aplicado duas vezes por ano, em março e setembro. Para se preparar, existem cursos preparatórios online disponíveis o ano inteiro. Com 2 níveis, ele é dividido da seguinte maneira:
- Nível 1: 200 questões de múltipla escolha, com 4 horas de duração;
- Nível 2: dividido em duas partes, a primeira com 100 questões de múltipla escolha e a segunda com 3 questões dissertativas. Ambas as partes têm 4 horas de duração.
Portanto, seu reconhecimento no mundo dos investimentos se deve ao grande desafio que representa a obtenção dessa certificação.
Quais temas podem ser cobrados?
No Nível 1 do exame, existe uma grande variedade de temas cobrados, com diferentes pesos para a avaliação final.
Confira:
- Professional Standards and Ethics – 15% a 20%;
- Introduction to Alternative Investments – 20% a 25%;
- Real Assets – 10% a 20%;
- Hedge Funds – 10% a 20%;
- Private Equity – 5% a 10%;
- Structured Products – 10% a 15%;
- Risk Management and Portfolio Management – 5% a 10%.
Já no Nível 2, os conteúdos podem estar contidos tanto em questões de múltipla escolha quanto dissertativas. No entanto, encontra-se exceção nos temas Professional Standards and Ethics e Current and Integrated Topics, que se limitam às questões dissertativas com peso de 10%, ambas.
Confira quais os temas cobrados na fase 2 do exame CAIA:
- Asset Allocation and Institutional Investors (8% a 12% em múltipla escolha e 0% a 10% em questões dissertativas);
- Private Equity (11% a 15% em múltipla escolha e 0% a 10% em questões dissertativas);
- Real Assets (13% a 17% em múltipla escolha e 0% a 10% em questões dissertativas);
- Commodities (5% a 7% em múltipla escolha e 0% a 10% em questões dissertativas);
- Hedge Funds and Managed Futures (18% a 22% em múltipla escolha e 0% a 10% em questões dissertativas);
- Structured Products (5% a 7% em múltipla escolha e 10% a 20% em questões dissertativas).
É perceptível, portanto, que as questões de múltipla escolha representam 70% da avaliação do Nível 2 enquanto as dissertativas, 20%. A exigência para a aprovação, consequentemente, é a aprovação nos dois níveis e a comprovação de experiência na área de atuação.
Como estudar para a CAIA?
Se preparar para uma prova de certificação não é uma tarefa muito fácil, visto que ela demanda bastante conhecimento do profissional interessado em obtê-la. No entanto, vale lembrar que essa não é uma tarefa impossível e existem diversas estratégias para que o estudo seja o mais eficiente possível.
Inicialmente, a criação de um planejamento de estudo de acordo, juntamente com um curso preparatório é fundamental. O Certifiquei oferece algumas opções de cursos preparatórios para exames como o da CAIA.
Durante o processo, escolher os assuntos mais complexos inicialmente é muito importante, visto que deixá-los de lado representa ignorar conteúdos com maior peso na avaliação final.
Uma dica que pode contribuir para a compreensão é a busca por resoluções de questões na internet, além das oferecidas pelo curso.
Ao mesmo tempo, a resolução de várias questões contribui para a fixação dos assuntos na mente.
Quais as funções dos profissionais certificados pela CAIA?
Os profissionais que passam pelo exame CAIA podem atuar em diferentes áreas dentro do mercado financeiro. Gerentes de risco e gerentes de portfólio são profissionais que, com o CAIA, são bem mais reconhecidos.
Além disso, os analistas, traders e consultores de investimento são beneficiados com os conhecimentos oferecidos por essa formação.
Por fim, quem faz operações na Bolsa de Valores ou atua no desenvolvimento de negócios também pode obter vantagens com uma certificação reconhecida como a CAIA.
CAIA ou CFA: qual a diferença?
A sigla CFA (Chartered Financial Analyst) representa, em português, o Certificado de Analista Financeiro. Assim como a CAIA, ela só é concedida após a aplicação de provas que atestam a capacidade dos profissionais interessados.
No entanto, como o nome já diz, a CFA tem foco na análise de ações, mesmo sendo uma certificação abrangente. Já a CAIA é voltada aos investimentos alternativos, representa um domínio sobre uma quantidade de ativos ainda mais complexos.
Ou seja, não existe uma melhor que a outra, apenas dois diferentes direcionamentos que, caso seja de seu interesse, podem ser somados.
Por que tirar a certificação CAIA?
Inicialmente, vale destacar que a sigla CAIA é símbolo de credibilidade no mercado financeiro.
Assim, a certificação CAIA possui grande utilidade para investidores que desejam se destacar no mercado de trabalho.
Todavia, como não poderia diferir, a importância deste certificado vai além do “renome” que dá ao profissional.
Por exemplo, a partir do momento que o profissional passa a atuar com investimentos alternativos, suas possibilidades aumentam.
Ou seja, este profissional consegue oferecer um serviço de diversificação mais completo aos seus clientes.
O que não é à toa, afinal investimentos alternativos podem ser alternativas interessantes para diferentes perfis de investidores.
Dessa forma, investidores costumam buscar profissionais com a qualificação CAIA para investir seu patrimônio, pois estes são profissionais com boa capacitação.
Portanto, esta certificação é importante tanto no posicionamento que o profissional tem dentro do mercado, quanto na capacidade de atrair clientes.
E quais são as principais vantagens?
Tirar a CAIA representa, sem dúvida alguma, uma enorme evolução para o currículo de qualquer profissional. Isso é importante, pois os clientes direcionados que possuem a certificação possuem interesse em ativos que estão fora do padrão comum da renda fixa e variável, sendo chamados investimentos alternativos.
Entre os principais, estão o Private Equity, Hedge Funds e Real Assets, além da Commodity, recomendada para quem busca pela diversificação da carteira.
É comum que a CAIA represente um próximo passo para aqueles que já possuem outras certificações, como o CFA. Isso porque ela consiste em uma preparação para diferentes exigências dentro do grande arsenal de investimentos existentes, como os alternativos.
Vale lembrar que a complexidade da Certificação CAIA exige um bom tempo de preparação do profissional. Portanto, vale conferir o quanto antes as alternativas de estudo disponíveis.