Trabalho no mercado financeiro é um dos maiores desejos de muitos brasileiros. Assim, para alcançar esse objetivo é importante entender como entrar no setor e quais são as carreiras disponíveis na área.
Dentre as mais variadas formas de se trabalhar no mercado financeiro ainda é comum que as pessoas foquem apenas nas agências bancárias. Entretanto, o mercado é muito amplo e permite oportunidades nas mais variadas áreas.
- Como iniciar no mercado financeiro?
- Por que trabalhar no mercado financeiro?
- Como fazer uma transição de carreira para o mercado financeiro?
- Quais são as certificações mais importantes para trabalhar no mercado financeiro?
- Quais são os cargos mais promissores do mercado financeiro?
- Quais as habilidades mais importantes para trabalhar no mercado financeiro?
- Quais os setores que mais contratam no mercado financeiro?
- Como é trabalhar no mercado financeiro?
- Vale a pena trabalhar no mercado financeiro?
- Como encontrar vagas de trabalho para o mercado financeiro?
Como iniciar no mercado financeiro?
O primeiro passo para entrar no mercado financeiro é ter vontade de aprender, buscando boas fontes de informação sobre assuntos relacionados a esse mercado. Outra dica importante é procurar conhecer pessoas que já trabalham na área financeira, a fim de criar conexões.
Isso também serve para você tirar suas dúvidas sobre a carreira no mercado e peça dicas de estudo. Para isso, você pode frequentar eventos, cursos e palestras relacionados à área financeira.
Quanto mais pessoas você conhecer no mercado financeiro, mais chances terá de ser indicado para algum cargo dentro dessa área.
Por que trabalhar no mercado financeiro?
Uma das principais vantagens de trabalhar no mercado financeiro é a remuneração atrativa e os benefícios envolvidos, como a participação nos lucros.
No entanto, outro fator interessante do mundo das finanças é a ausência de rotina, que pode ser ruim para alguns, mas que atrai muitos candidatos.
Por conta disso, para entrar nesse mercado, é preciso saber como se preparar para se destacar e conquistar uma vaga em uma instituição financeira.
Como fazer uma transição de carreira para o mercado financeiro?
Sem dúvidas, a transição de carreira para trabalhar no mercado financeiro é uma das grandes barreiras, principalmente quando se fala em cargos como o de Assessor de Investimentos (AAI).
Assim, para ser possível ingressar no mercado financeiro, será necessário seguir, basicamente, 4 passos.
O primeiro é a busca pela ambientação, ou seja, entender como funciona a área que deseja atuar. Para isso, procure por profissionais que já atuam na área e busque entender como é a rotina de trabalho.
Além disso, siga pessoas inseridas no setor e aprenda com elas, entenda as habilidades, a forma de atuação e os desafios que elas enfrentam no dia a dia.
Após isso, o passo mais importante entre os 4 que serão abordados, é se preparar financeiramente. O mercado vem atuando muito com a questão da meritocracia e, por esse motivo, os salários são quase que integralmente variáveis.
Dessa maneira, sem uma boa reserva para fazer frente às suas despesas até você alcançar o montante necessário na nova posição, não é recomendável fazer a transição. Assim, possuir de 6 a 12 meses de contas pagas em um investimento de liquidez diária será um diferencial para ir em busca de seus sonhos.
Com a reserva de emergência, procure por aquelas profissões em alta no mercado e apresentam pouca oferta de profissionais.
Por fim, entenda como cada uma das instituições que atuam no mercado financeiro funcionam, uma vez que a atuação e a estrutura delas divergem muito. Enquanto um grande banco possui estrutura robusta e divisões tradicionais, escritórios de AAI são mais liberais e flexíveis.
Quais são as certificações mais importantes para trabalhar no mercado financeiro?
Algumas áreas do mercado financeiro demandam de um nível de conhecimento mais avançado, como a gestão de carteiras e análise de mercado. Por isso, indicam-se as certificações financeiras para se tornar especialista na área.
As certificações financeiras são as mais adequadas, já que comprovam um alto nível de domínio de diversos temas do mercado.
Existem diversos tipos de certificações financeiras, cada uma delas voltada para diferentes cargos:
- CPA 20 (ANBIMA): voltada para a área comercial e reconhecida em todo o Brasil;
- CFA (CFA Institute): comprova um alto conhecimento em finanças, voltada para quem deseja analisar investimentos e reconhecida internacionalmente;
- CFP (CFP Board): foco no planejamento financeiro de pessoas físicas, reconhecida internacionalmente;
- CGA (ANBIMA): voltada para quem deseja trabalhar com finanças sendo reconhecida no Brasil;
- CEA (ANBIMA): foco na assessoria de investimentos, reconhecida em todo o Brasil;
- CNPI (Apimec): credencia o profissional analista de investimentos a recomendar investimentos a terceiros, reconhecida no Brasil.
1. CPA-20 (ANBIMA)
A CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20) é uma prova composta por 60 questões de múltipla escolha, realizada em um intervalo de 3 horas e que demanda um acerto mínimo de 70% da prova.
Ela é uma das certificações mais básicas e auxilia aqueles que ainda não sabem como entrar no mercado financeiro e quais são os principais produtos comercializados na área de investimentos das instituições financeiras.
2. Chartered Financial Analyst
O Chartered Financial Analyst (CFA) é a certificação com maior reconhecimento dentro do mercado, visto que atesta o alto conhecimento daqueles que a conquistam sobre finanças.
Ela é composta por 3 fases, conhecidas como Level I, Level II e Level III. Por seu alto nível de dificuldade, são poucos os integrantes do mercado que a alcançam.
Por esse motivo, aqueles que possuem a certificação apresentam oportunidades de emprego em todo o mundo, conquistando cargos de muita influência dentro das mais variadas instituições financeiras.
3. Certified Financial Planner
O Certified Financial Planner (CFP) é um certificado de distinção, que não apresenta obrigatoriedade, mas que auxilia aqueles que desejam conquistar vagas como planejadores financeiros.
A prova pode ser realizada tanto de forma integral quanto por módulos. Importante lembrar, que para aqueles que decidem realizar a prova completa terão cerca de 7 horas para resolver 140 questões.
Com ela, é possível atestar os conhecimentos a respeito do planejamento financeiro, sucessório e tributário, o que permite buscar vagas em gestoras de investimentos e Family offices.
4. Certificação de Gestores ANBIMA
O CGA é considerado pelo mercado e por aqueles que realizam a prova um dos certificados mais complexos de passar para ingressar no mercado financeiro. Isso ocorre, uma vez que a prova demanda conhecimentos profundos sobre a gestão de carteiras de investimentos e a mensuração de riscos.
Ela é pré-requisito para quem deseja atuar como gestor de fundos de investimento, independente se for um fundo de renda fixa ou um fundo multimercado.
Assim, ao atuar como gestor é importante lembrar que você será responsável por decidir onde alocar os recursos dos clientes e, para isso, estudar o mercado financeiro é de longe a principal atividade diária desses agentes.
5. Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA
Quando se trata de investimentos, a primeira certificação com peso no mercado e, voltada para a área comercial é o CEA.
Com ela, é possível criar carteiras, basicamente compostas por fundos de investimentos, para os clientes de alta renda das principais instituições bancárias do país.
Assim, o Especialista em Investimentos é referência no assunto e irá atuar de forma consultiva para os demais funcionários, principalmente gerentes, auxiliando no momento de negociar recursos de captação.
6. Certificado Nacional do Profissional de Investimentos
O Certificado Nacional do Profissional de Investimentos, conhecido como CNPI é pré-requisito para a indicação de produtos de investimentos aos clientes.
Assim, que possui a certificação pode elaborar recomendações de compra e de venda de ativos, carteiras recomendadas e, além disso, elaborar relatórios sobre as empresas listadas em bolsa de valores com vistas a auxiliar a tomada de decisão dos demais agentes do mercado.
Por essa razão, a fiscalização em relação às recomendações de investimento é enorme, uma vez que elas podem ser utilizadas para manipular o mercado. Dessa maneira, é comum se deparar com analistas que investem apenas via fundos de investimentos para não comprarem ativos que recomendaram.
Quais são os cargos mais promissores do mercado financeiro?
Há diversas formas de como se iniciar no mercado financeiro. Nesse sentido, entre as carreiras mais promissoras do mercado estão:
- Agente Autônomo de Investimentos;
- Consultor de Investimentos CVM;
- Analista de Investimentos;
- Planejador Financeiro
- Gestor de Fundos
- Especialista de Investimentos
Agora que você já sabe quais são as possíveis profissões na área, é hora de entender como cada uma funciona e quais os requisitos para atuar no mercado financeiro.
Agente Autônomo de Investimento
O Agente Autônomo de Investimentos, é responsável por apresentar e disponibilizar a seus clientes os produtos financeiros que a corretora possui. Para que seja possível exercer essa função, a certificação da Ancord para AAI é obrigatória.
O perfil para trabalhar no mercado financeiro nesse cargo é bem comercial, uma vez que tem que saber bem como funciona os produtos, como anda a economia e claro, saber vender e montar um portfólio para os seus clientes.
O salário médio para atuar como AAI varia muito, uma vez que se trata de uma atividade autônoma e que depende do tamanho da carteira e dos ativos que a compõem. Entretanto, é possível estimar uma remuneração média que varia de R$ 5.000,00 a R$ 20.000,00 por mês.
Consultor de Investimentos CVM;
O Consultor de Investimentos CVM, faz um papel parecido como do AAI. Entretanto, ele pode montar carteiras de investimentos para pessoas físicas e jurídicas de forma independente.
Para que seja possível atuar, é essencial obter CEA, CFP, CNPI, CGA ou CFA. Além disso, é necessário solicitar um registro junto a Comissão de Valores Imobiliários.
Atuando como Consultor, a remuneração média será, basicamente, em torno de R$ 5.000,00. Entretanto, é essencial entender que essa remuneração está atrelada a carteira que esse consultor irá conquistar com o desenvolvimento de sua carreira.
Especialista de Investimentos
Seguindo a linha do perfil mais comercial, existe também a opção de ser Especialista em Investimentos, onde o profissional irá assessorar clientes e gerentes de instituições financeiras, geralmente bancos.
Importante salientar, que esses profissionais não podem recomendar investimentos, muito menos analisar, sendo apenas responsável por repassar as informações de um analista e montar a carteira do cliente de acordo com o seu perfil.
Para atuar como Especialista em Investimentos é primordial obter a certificação CEA da Anbima.
O salário médio de um profissional com CEA gira em torno de R$ 6.000,00, mas pode chegar, em alguns casos, a mais de R$ 30.000,00 por mês.
Analista de Investimentos
Adentrando as profissões com perfil analítico, uma opção aqueles que se enquadram nesse perfil é a carreira de Analista de Valores Mobiliários, ou comumente denominados, Analistas de Investimentos.
A prerrogativa para atuar como analisa é a obtenção da certificação CNPI, da Apimec.. Com a certificação em mãos, é possível atuar em três segmentos, sendo:
- Analista Técnico: responsável por analisar tendências, históricos de preços, realizar análises gráficas, entre outros.
- Analista Fundamentalista: tem como base de atuação a busca pelo valor justo das empresas negociadas na Bolsa de Valores, dessa forma, utiliza os dados dos balanços para alcançar esses valores
- Analista Pleno: pode atuar nas duas frentes acima citadas, podendo aliar as duas formas de análise para melhor indicar o investimento em determinada ação.
Aqueles que atuam como analistas podem atuar tanto em casas de análise quanto em instituições financeiras. Dessa maneira, seu salário médio é de R$ 6.600,00 a R$ 35.000,00 a depender do nível do cargo, ou seja, júnior, pleno ou sênior.
Gestor de Fundos
Outra profissão que foge da aplicação comercial é a de Gestor de Fundos de Investimentos. Esse profissional tem como função realizar a escolha, com base em relatórios de analistas e compra de ativos para compor o fundo de investimento.
Essa é, sem dúvidas, uma das profissões mais complexas do mercado, onde é necessário obter a certificação CGA para atuar.
Com toda a reformulação nas provas da Anbima, para que o profissional possa atuar como gestor existem mais duas certificações, a CFG e a CGE. Importante dizer que somente a CFG não possibilita a atuação como Gestor.
Concluindo as profissões do mercado financeiro, tem-se o Planejador Financeiro. Esse profissional tende a atuar em 6 grandes áreas do mercado, sendo elas:
- Planejamento Financeiro;
- Gestão dos ativos;
- Planejamento de aposentadoria e sucessório;
- Gestão de riscos;
- Planejamento tributário.
Por englobar diversas áreas do conhecimento, o Planejador Financeiro, apesar de não ser obrigatório, precisa da certificação CFP®, a qual lhe confere uma distinção a respeito seu conhecimento para gerenciamento de recursos.
Esse profissional tem vagas no mercado financeiro, principalmente nos setores de alta renda, private e higj private de grandes instituições financeiras.
Para que você possa atuar em todas essas áreas, o Certifiquei te ajuda a alcançar as certificações e ainda te prepara para a atuação na prática. Para saber mais, é só acessar nossa página de cursos.
Como o gestor pode atuar tanto em fundos de investimentos como em Asset, os salários apresentam grande variação, mas podem superar facilmente a casa dos R$ 10.000,00.
Quais as habilidades mais importantes para trabalhar no mercado financeiro?
Para entender quais são as principais habilidades para ingressar no mercado financeiro, deve-se entender que será necessário alinhar 3 grandes pilares, sendo eles a sua certificação, o conhecimento, tanto técnico quanto prático, e o comercial.
Assim, entendendo ser essencial possuir essas três grandes habilidades, é hora de entender quais são as características fundamentais para atuação nesse mercado.
Nesse sentido, quem deseja ingressar no mercado, independente de qual área de atuação, deverá possuir, entre outras características:
- Raciocínio rápido;
- Excelente comunicação e dicção;
- Conhecer gatilhos mentais e de persuasão;
- Ser um grande negociador;
- Gostar de estar em constante aprendizado;
- Possuir muita capacidade analítica;
- Agilidade para implementar processos e alcançar metas.
Se você identifica que possui grande parte dessas características, a decisão de atuar no mercado financeiro será assertiva, entretanto, caso não se enquadre nelas, saiba ser possível trabalhar, estudar e evoluir para alcançar essas habilidades.
Para quem deseja um passo a passo de como é o mercado e, principalmente, de como ingressar nele, o certifiquei disponibiliza a Masterclass que abre as portas para o Mercado Financeiro.
Quais os setores que mais contratam no mercado financeiro?
O setor de Especialistas em investimento e de Assessores de Investimento é, sem dúvidas, o maior demandante de mão de obra para o mercado financeiro.
Isso ocorre, uma vez que a difusão de investimentos, principalmente por conta do uso das redes sociais, fez com que a população entendesse melhor sobre os produtos e, dessa forma, necessitassem de profissionais com maior conhecimento para seu atendimento.
Nesse sentido, tanto corretoras de valores mobiliários quanto os grandes bancos do país reformularam suas frentes de investimentos, aumentando número de escritórios e, consequentemente, demandam profissionais certificados e com conhecimento prático e teórico sobre investimentos.
Portanto, se você deseja ingressar no mercado financeiro, conquistar as certificações CEA da Anbima e de AAI da Ancord, serão essenciais e, aumentarão vertiginosamente as suas chances de ingressar no mercado que mais remunera no país.
Como é a rotina de trabalhar no mercado financeiro?
Trabalhar no mercado financeiro possibilita, dependendo da performance do profissional e sua qualificação ao longo do tempo, o crescimento a médio e longo prazo.
Ou seja, quem atua com as finanças consegue multiplicar seu patrimônio cada vez mais, seja pelo aumento de renda ou também pelos conhecimentos adquiridos.
É importante destacar que as atividades desse setor exigem muito esforço físico, emocional e mental, já que não existem rotinas, nem um limite de demandas.
Em alguns casos, pode ser preciso trabalho extra para concluir os serviços.
Vale a pena trabalhar no mercado financeiro?
Se você se interessa pela área das finanças e possui interesse em expandir seus conhecimentos sobre esse mercado, ganhar dinheiro com isso pode ser uma ótima opção.
É importante, entretanto, conhecer bem o seu perfil financeiro para fazer a escolha da profissão e função correta. Se você possui um perfil mais analítico, atuar diretamente com clientes ou com parceiros pode não ser a melhor opção.
Já se tem habilidades de persuasão e comunicação, a área comercial poderia ser um espaço propício para seu desenvolvimento.
Como dito, muitas funções do mercado financeiro exigem anos de preparação e qualificações específicas. Por isso, entender quais os seus pontos fortes é algo extremamente relevante para conseguir trabalhar no mercado financeiro.
Como encontrar vagas de trabalho para o mercado financeiro?
A busca por vagas no mercado financeiro pode ser realizada de diversas formas, não existindo aquela divisão de forma certa e errada, mas sim aquela que se adequa ou não a sua realidade.
Assim, a depender do cargo que deseja atuar, existem planos para alcançar os recrutadores.
A primeira forma e a mais comum, é o cadastro do currículo nos sites das instituições que atuam no mercado pela aba “trabalhe conosco”. Nessa aba é possível, além de se inscrever para banco de talentos, encontrar vagas disponíveis atualmente na instituição.
Outra forma, é a busca nos sites mais famosos de RH utilizados, como o gupy, 99jobs, Indeed, entre outros.
Agora, para aqueles que desejam cargos com um grau maior de conhecimento sobre o mercado, o diferencial será atuar de forma frequente no LinkedIn. A rede social das contratações permite que você construa um currículo e, nele, faça publicações a respeito dos assuntos que domina.
Dessa maneira, ao se conectar com recrutadores e funcionários de instituições financeiras, realizando interações e publicações sobre economia, investimentos e finanças, as chances de encontrar uma vaga, ou melhor, uma vaga encontrar você, cresce vertiginosamente.
Dessa maneira, se você deseja ingressar no mercado financeiro, não tem como ficar de fora dessa rede. Assim, trabalhar no mercado financeiro, principalmente atuando com investimentos ficará cada vez mais fácil.