ABECIP é a abreviação de Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, importante ente do mercado financeiro nacional, com foco na formação e certificação de profissionais para o mercado imobiliário brasileiro.
A ABECIP possui um importante papel na estruturação do crédito imobiliário no país. Com instituições como a ABECIP, é possível garantir um melhor funcionamento do mercado financeiro como um todo.
- O que é a ABECIP?
- Importância da ABECIP
- O que é o programa de certificação da ABECIP?
- Quais as certificações da ABECIP?
- Como funcionam as provas das certificações da ABECIP?
O que é a ABECIP?
A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP) foi constituída no primeiro Encontro Nacional das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança, realizado em São Paulo, em agosto de 1967, ao qual compareceram representantes de 34 companhias do setor.
A criação da Associação, portanto, ficou marcada como o ponto mais alto deste encontro.
No encontro estavam presentes pioneiros do financiamento imobiliário no Brasil, como diretores e sócios das sociedades de crédito imobiliário e das associações de poupança e empréstimo, assim como advogados e corretores de imóveis.
Dessa forma, sua influência é sentida até hoje, muito por ela ser uma instituição que agrega e organiza as principais “forças” do crédito imobiliário e poupança, a ABECIP desempenha um importante papel na estruturação do crédito imobiliário no país.
O que é o SFH?
O SFH, nada mais é do que o acrônimo para Sistema Financeiro de Habitação, sendo um programa criado no ano de 1994 pelo Governo Federal com foco em reduzir o número de habitantes sem acesso à casa própria.
Esse sistema tem como foco os empréstimos de longo prazo, que apesar de tornarem a dívida grande, por conta dos juros compostos, possibilitam o pagamento de parcelas muito menores, viabilizando o acesso à moradia para uma parcela maior da população.
Importante frisar, que somente o profissional que possui certificação abecip com módulo adicional de H.I.S, isto é, Habitação de Interesse Social.
É por meio do SFH que a população consegue, via Caixa Econômica Federal, utilizar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para fazer frente às parcelas do seu financiamento.
Frisa-se que para ser possível ofertar o financiamento para as camadas menos abastadas da população, as instituições financeiras utilizam os recursos da caderneta de poupança, recurso mais barato dentro do mercado financeiro.
Para ser possível realizar o financiamento, existem 4 etapas básicas adotadas pela Caixa Econômica Federal:
- Simular o financiamento;
- Avaliar o risco de crédito do demandante;
- Realizar todas as análises relativas à engenharia/estrutura do imóvel que será financiado;
- Entregar os documentos para assinatura.
O que é o SFI?
Enquanto o SFH tem respaldo e regulação do Governo Federal, o SFI, acrônimo para Sistema de Financiamento Imobiliário, criado em 1997, serve como um complemento ao SFH e, por essa razão, é comercializado pelas instituições financeiras privadas do país.
Assim, existem algumas diferenças entre às duas formas de financiar um imóvel pelos dois programas.
A primeira delas é o chamado “funding” para as operações. Enquanto o SFH tem a poupança como principal fonte de recursos, o SFI utiliza, na maioria, de recursos de investidores institucionais, como os fundos de pensão e os bancos de investimento.
Soma-se a isso, o fato da garantia do SFI ser via alienação fiduciária e não a hipoteca, garantia básica característica do SFH.
Essa mudança na garantia impacta profundamente o credor, que em caso de inadimplência apresenta um risco maior de perder o imóvel.
Além disso, o SFI não tem como prerrogativa a atualização da dívida com base na TR, podendo utilizar, em alguns casos, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), acarretando maiores juros ao credor.
Por não apresentar nenhuma ligação com os programas sociais do Governo Federal, os correspondentes que possuem certificação de crédito imobiliário não necessitam da prova que apresenta o modulo adicional com H.I.S para atuar.
Importância da ABECIP
Como comentado anteriormente, a estruturação do financiamento imobiliário no Brasil se deve muito aos esforços da ABECIP. Contudo, a importância da ABECIP não se restringe a apenas esse fato.
Afinal, as empresas que fazem parte dessa associação, compõem outros importantes entes do mercado financeiro nacional, como:
- SFH (Sistema Financeiro Habitacional);
- SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo);
- SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).
Portanto, junto a outras importantes organizações, como a Febraban, por exemplo, a ABECIP ajuda a compor e organizar o SFI, SFH, SBPE e o Sistema Financeiro Nacional (SFN) como um todo.
Além dessas funções, a associação tem um importante papel judicial, ao estabelecer o regulamento ABECIP, garantindo um melhor funcionamento deste mercado.
E, ainda, uma dos principais papéis da ABECIP, hoje em dia, é emitir certificações para profissionais da área de crédito imobiliário e poupança, garantindo cada vez mais profissionais qualificados no mercado.
E, ainda, um dos principais papéis da ABECIP, atualmente, é emitir certificações para profissionais da área de crédito imobiliário e poupança, permitindo maior qualificação para o mercado imobiliário nacional.
O que é o programa de certificação da ABECIP?
O programa de certificação da ABECIP tem como objetivo claro promover a capacitação de profissionais das instituições financeiras que atuam em operações com lastro em imóveis.
Os profissionais que podem buscar por este tipo de diversificação atuam em diversos segmentos do mercado, como:
- Crédito e financiamento imobiliário;
- Correspondentes que negociam produtos imobiliários;
- Ou qualquer outra operação financeira com lastro em imóvel.
Tudo isso, garante um serviço bem executado por parte do profissional, o que é previsto dentro da própria norma do Banco Central.
Além do cunho obrigatório das certificações para algumas profissões do mercado financeiro, ela pode servir como uma boa sinalização do comprometimento do profissional, demonstrando o seu grau de qualificação.
O mercado financeiro, principalmente, olha com bons olhos profissionais que possuem alto grau de certificação de instituições relevantes como a Abecip, Anbima e Febraban.
Quais as certificações da ABECIP?
Uma das principais funções da ABECIP é emitir certificações para qualificar profissionais do mercado a atuarem com a comercialização de crédito imobiliário.
Por isso, é muito importante conhecer quais são as certificações da ABECIP.
Dessa forma, ela oferece 3 diferentes certificações para os profissionais:
- CA-300;
- CA-400;
- CA-600.
CA-300
A certificação da ABECIP CA-300 tem o foco em promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam como correspondentes e voltados para comercialização de produtos de crédito imobiliário, respeitando as normas definidas pelo Banco Central.
Os objetivos da certificação CA-300, são:
- Promover melhoria da qualidade de informações repassadas para o consumidor;
- Reconhecer a capacidade técnica e experiência dos correspondentes;
- Incentivar a constante atualização dos profissionais;
- Dar maior credibilidade aos serviços prestados pelas empresas associadas a ABECIP;
- Elevar os padrões de conduta ética;
- Fortalecer a expansão do mercado de crédito imobiliário.
Diferente de outras certificações do mercado financeiro, a CA-300 também é disponível para graduandos e outros interessados na certificação que não possuam ensino superior completo.
CA-400
A certificação ABECIP CA-400, por sua vez, tem como principal objetivo aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades dos profissionais que atuam com o atendimento de clientes de operações de crédito imobiliário em agências bancárias e outras plataformas de atendimento.
Os principais objetivos da certificação CA-400, são:
- Promover melhoria da qualidade de informações repassadas para o consumidor;
- Focar na qualificação do profissional de acordo com operações de crédito imobiliário enquadradas nos programas sociais do governo (programa de interesse social);
- Elevar os padrões de conduta ética;
- Fortalecer a expansão do mercado de crédito imobiliário.
Essa certificação também está disponível para aqueles que não tenham ensino superior completo, mas desejam atuar na área.
CA-600
A certificação da ABECIP CA-600 tem como objetivo principal aperfeiçoar os profissionais que atuam no crédito imobiliário e na estruturação de operações financeiras lastreadas em imóveis, como:
- Empréstimo com garantia de imóvel;
- Leasing para imóveis;
- Entre outros.
Assim como os demais, o CA-600 pretende promover uma melhora nas informações repassadas ao consumidor, assim como incentivar a constante melhora e atualização do profissional da área.
No entanto, a CA-600 é obrigatória para profissionais que tenham contato direto com cliente ou atuem exclusivamente na comercialização de produtos de crédito imobiliário, de acordo com o Normativo do Sistema de Autorregulação Bancária da Febraban Nº 009/2013.
É importante ressaltar que, ao passo que é a mais completa formação da ABECIP, o detentor do certificado CA-600, pode executar as mesmas atividades dos profissionais com qualificação CA-300 ou CA-400.
Como funcionam as provas das certificações da ABECIP?
Cada prova das certificações têm um custo, conteúdo, tempo de duração e mínimo de acertos particulares.
Por isso, vale analisar cada prova separadamente de forma individual:
A prova do CA-300 funciona da seguinte maneira:
- 30 questões ao todo;
- Mínimo de 60% de acertos (18);
- R$339 por prova;
- 1 hora e meia de duração;
- Validade de 5 anos.
Já para a prova CA-400, o candidato estará sujeito às seguintes condições:
- 40 questões ao todo;
- Mínimo de 60% de acertos (24);
- R$339 por prova;
- 2 horas de duração;
- Validade de 5 anos.
E, por último, a prova do CA-600 funciona da seguinte forma:
- 50 questões ao todo;
- Mínimo de 70% de acertos (35);
- R$373,00 (presencial) e R$339,00 (Online) por prova;
- 2 horas de prova;
- Validade de 5 anos.
Com essas informações, o profissional pode escolher a certificação da ABECIP que mais se adeque aos seus objetivos e alcançar essa importante sinalização do mercado financeiro.