Os termos utilizados no campo das finanças e da economia fazem com que diversos sentidos sejam perdidos do grande público, ainda que o mesmo se depare rotineiramente com aquilo. Entre os exemplos deste tipo de situação, é possível listar o banco múltiplo.
Ainda que faça parte da vida da população brasileira, o termo banco múltiplo acaba por gerar certa confusão acerca de seu sentido. Portanto, compreender o que é, como se diferencia de outras instituições financeiras como investment banking, se torna algo útil.
O que é o banco múltiplo
O banco múltiplo é uma instituição financeira que trabalha oferecendo os serviços de operação e gestão de serviços bancários, realizando especialmente a atividade de intermediação entre os produtos de um banco e seus clientes.
Assim, é possível que um banco múltiplo ofereça produtos de investimento de várias instituições financeiras diferentes.
Ainda vale destacar que sua constituição pode ser de três formas:
- Privados;
- Públicos;
- Economia mista.
Compreendido isto, é possível entender os serviços realizados por estas instituições financeiras.
Serviços do banco múltiplo
Como o próprio nome indica, o banco múltiplo é conhecido pela quantidade de serviços oferecidos aos seus clientes.
Entre os principais serviços bancários oferecidos por este tipo de empresa, é possível destacar:
- Carteira de investimento;
- Carteira comercial;
- Financiamento;
- Crédito imobiliário.
Carteira de investimento
A carteira de investimento é um dos principais produtos deste tipo de instituição financeira, sendo que através disto é possível investir em renda fixa, renda variável, fundos de investimentos, entre outros tipos de investimentos.
Além disso, os bancos múltiplos também costumam oferecer o trabalho de gestão de carteira de seus clientes.
Carteira comercial
Outro produto popular nos bancos múltiplos é a carteira comercial, que, em suma, é onde os clientes depositam seu capital.
Além disso, é através desta carteira que se reúne o capital necessário que, posteriormente, se torna crédito para pessoas físicas, empresas e comércios.
Ou seja, a base do sistema financeiro.
Financiamento
O financiamento é um tipo de crédito que o banco múltiplo oferece aos clientes que buscam capital para financiar a aquisição de um imóvel, um automóvel ou qualquer outro bem.
Para isto, a instituição financeira divide o valor total em parcelas, sendo que ao longo do período é cobrado taxas do cliente.
Crédito imobiliário
Por fim, mas não menos relevante, existe o crédito imobiliário, que é uma modalidade de concessão de crédito destinado exclusivamente ao setor imobiliário.
Ou seja, esta linha de crédito é disponível apenas para clientes que necessitam de capital para financiar a compra ou construção de um imóvel.
Banco múltiplo no Brasil
Ainda que o conceito por trás do banco múltiplo não seja tão conhecido, a maior parte das pessoas utilizam os serviços oferecidos por estas instituições financeiras.
Assim, é natural que este seja um tema recorrente em provas de certificação financeira, mostrando o impacto que este tipo de empresa possui para economia nacional.
Além disso, empresas que se encaixam neste perfil estão entre as mais populares e valiosas do Brasil.
Nesse sentido é possível destacar cinco bancos. São eles:
- Itaú;
- Santander;
- Caixa Econômica Federal;
- Bradesco;
- Banco do Brasil.
Ou seja, marcas que estão presentes em todos os municípios do país, com clientes dos mais diferentes perfis.
Assim, é possível compreender a influência que instituições como o banco múltiplo possui para o Sistema Financeiro Nacional (SFN).