O mercado securitário é um ambiente amplo e possui diversas áreas de atuação. Entre elas, está a função de corretor de seguros.
O corretor de seguros é um profissional que precisa ser autorizado e capacitado, o que inclui certificação financeira, para desempenhar sua função de intermediar a seguradoras e segurados.
O que é corretor de seguros?
De forma simplificada, o corretor de seguros é um profissional especializado na oferta e venda de seguros. Através de uma análise relacionada ao cliente, o profissional de seguros consegue entender quais são os riscos que o usuário está exposto, e a partir disso, oferecer a melhor opção de seguro.
Além disso, o papel desse profissional não está relacionado apenas a venda. Também está incumbida a ele a tarefa de indicação a melhor apólice e prestar assistência ao segurado, semelhante ao que faz um consultor financeiro pessoal.
Existe diferença entre corretora e seguradora?
Uma dúvida comum sobre os produtos securitários envolve os conceitos de corretora de seguros e seguradora. Apesar de terem nomes semelhantes, essas são duas atividades distintas.
- Corretora de seguros: empresa que atua na venda de seguros;
- Seguradora: empresa que disponibiliza e gerencia o produto securitário.
Ou seja, por mais que o processo de captação e relacionamento com o cliente seja feito pela carreira de corretor de seguros, é a seguradora que oferece o seguro. Se, por acaso, um cliente precisa utilizar o produto, quem reembolsa, nesse caso, é a própria seguradora.
Quais os requisitos para ser corretor de seguros?
A atividade de corretagem de seguros é supervisionada diretamente pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Para conseguir a habilitação para corretor de seguros, é preciso estar regularizado pela SUSEP. O processo de regulamentação se dá através do Exame Nacional de Corretor de Seguros, que é realizado pela Escola Nacional de Seguros. Outra possibilidade é pelo curso ofertado pela Escola Nacional de Seguros.
Para participar, é preciso ser maior de 18 anos e ter concluído o ensino médio.
Principais características desse profissional
Trabalhar como corretor de seguros é uma atividade que exige um bom nível de capacitação, tal qual trabalhar no mercado financeiro. Isso acontece porque cada cliente possui suas próprias necessidades e o processo precisa ser direcionado da melhor maneira possível para encaixar na realidade de quem pretende adquirir o produto.
Assim, existem algumas qualidades essenciais para o profissional, além da certificação para corretor de seguros. Pode-se destacar:
- Saber vender;
- Ter boa comunicação e relacionamento com o cliente;
- Entender as necessidades e passar credibilidade;
- Conhecer bem o portfólio de produtos;
- Buscar capacitação e qualificação.
Qual é o salário de um corretor de seguros?
O salário de um corretor de seguros pode sofrer variações a depender de sua qualificação profissional, experiência e até mesmo o estado/região de atuação. Por isso, é preciso entender melhor como está o mercado no local em que se pretende atuar.
Essa compreensão do mercado é importante, dado que a depender da região a demanda é maior ou menor. Inclusive, em alguns lugares a aquisição desses produtos é realizada via bancos comerciais.
Na grande maioria dos casos, a remuneração de um corretor se dá a partir do piso salarial. Mas, costuma ser superior. Por isso, a profissão de corretor de seguros é uma boa possibilidade para quem quer se reinventar na carreira.