Analisar as qualidades de uma empresa é um passo importante para investidores que buscam rentabilidade na bolsa de valores, assim os indicadores financeiros ganham um peso grande, sendo que o giro de caixa merece um destaque especial.
Isso porque o giro de caixa é um indicador que serve para apontar tanto a eficiência de uma empresa, quanto a sustentabilidade de suas atividades. Dessa forma, é natural que esta métrica tenha peso inclusive entre profissionais da área, como é o caso do diretor financeiro.
O que é o giro de caixa
Giro de caixa, ou GC, é o indicador financeiro que demonstra quantos ciclos financeiros o caixa de uma empresa teve ao longo de um ano, isto é, quantos vezes o capital circulou dentro da empresa durante o período de 12 meses.
Dessa forma, este se torna um indicador relevante no momento de se compreender a eficiência operacional e financeira de uma empresa.
Além disso, vale destacar que o giro de caixa é de utilidade para análise de empresas que dependem do fluxo de entrada e saída, como, por exemplo:
- Empresas do setor industrial;
- Varejistas;
- Comerciantes;
- Distribuidoras.
Ou seja, este indicador é uma ferramenta útil no momento de se analisar empresas que fazem parte de setores chave da economia.
Assim, compreender sua fórmula é útil.
Fórmula do GC
Inicialmente, é importante destacar que o giro de caixa é originário do ciclo financeiro, ou CCC.
Assim, é importante compreender que o ciclo financeiro representa o prazo médio, em dias, que os recursos de um negócio levam para se tornarem dinheiro.
Para se chegar a este valor, é utilizado a seguinte fórmula:
- CCC = DIO + DSO – DPO
Sendo que:
- DIO – Prazo médio de estoque;
- DSO – Prazo médio para o recebimento das vendas;
- DPO – Prazo médio para pagamento de fornecedores.
Ou seja, o CCC é um dos indicadores fundamentalistas com características operacionais, cujo objetivo é mostrar o tempo de desembolso do capital e a sua volta ao caixa da empresa, isto é, por quanto tempo a empresa deve utilizar capital próprio para financiar suas atividades.
Entendido isto, é possível apresentar o cálculo do giro de caixa, que a fórmula é:
- CG = 365/CCC
Dessa forma, temos que o cálculo do giro de caixa é baseado no fluxo financeiro da empresa ao longo do ano.
Análise do giro de caixa
Quanto maior for o fluxo de caixa de uma empresa, menos ela precisará utilizar seus recursos próprios ou de terceiros para financiar suas atividades.
Ou seja, menor será a necessidade de financiamentos e empréstimos.
Dessa forma, quanto maior for o GC de uma empresa, melhor será sua capacidade financeira.
Fator que aumenta tanto sua eficiência na gestão de recursos para se sustentar, como na sua capacidade de colocar projetos em andamento.
Portanto, o GC alto se torna um objetivo para as empresas, pois isto possibilitará com que o negócio tenha mais capital em caixa para continuar com suas operações.
Não à toa, o giro de caixa é um indicador relevante entre os investidores do mercado financeiro, se tornando, por vezes, um atrativo para as empresas.