O mercado de opções permite ao investidor realizar operações com elevado potencial de retorno e risco baixo. Nessa linha, o lançamento coberto com opções é uma das estratégias que servem como um dividendo sintético.
Esse dividendo sintético, originado do lançamento coberto de opções, tende a aumentar a rentabilidade da carteira, mas deve ser realizado com muito cuidado e pautado em um estudo prévio de como anda o mercado.
O que é lançamento coberto de opções?
O lançamento coberto, conhecido com financiamento ou venda coberta, consiste em uma alternativa de lucros com as ações que foge dos tradicionais proventos e valorização do ativo.
A operação tem como característica obter rendimentos superiores ao da renda fixa, mas sem que seja necessário correr riscos elevados comuns a renda variável.
Assim, o lançamento coberto consiste na compra de uma determinada ação e, ao mesmo tempo, a venda de opção de compra (call) desta mesma ação. Como a venda de uma call dá ao lançador a obrigação de vender o ativo, caso seja exercido, a operação é travada com a compra das ações.
Apesar de ser realizada normalmente na proporção de 1 para 1, ou seja, compra de 1.000 ações e venda de 1.000 opções de compra, é possível realizar a operação vendendo menos opções do que a quantidade de ações em mãos, o que reduz o risco.
Quais são as vantagens e os riscos do lançamento coberto de opções?
Ao realizar o lançamento coberto de opões, o investidor tem como vantagens:
- Baixo risco de operações;
- Lucro acima daquele conquistado na renda fixa;
- Não é necessário acertar o lado para o qual o mercado irá.
Por outro lado, apesar do pequeno risco da operação, ele ainda está presente. Assim, dentre os maiores riscos que ela origina estão a baixa liquidez e os lucros limitados.
Os lucros são limitados, uma vez que todo o valor da operação já é determinado na venda da opção, isto é, aqui já se sabe o prêmio recebido e, por conta do strike, o valor máximo de lucro com a venda das ações dado o preço médio de compra.
Como funciona o lançamento coberto de opções?
O primeiro passo para realizar a venda coberta de opções no mercado financeiro é possuir uma carteira de ações. Com a carteira em mãos, o investidor precisa definir:
- Quantidade de ações que está disposto a abrir mão em caso de exercício;
- Quais ações que possuem opções sendo negociados com uma boa liquidez;
- O que fazer com o prêmio obtido com a venda e quais são os custos de corretagem e de exercício na sua corretora.
Ao esclarecer esses pontos, o investidor que deseja montar a estratégia tem que procurar uma opção de call para vender que apresente um preço de exercício (strike) maior do que o seu preço médio na ação.
Encontrar uma opção com preço de exercício maior é essencial para que, no caso de ser exercido, o investidor, além do prêmio obtido no início da operação, lucre com a venda das ações.
Importante salientar que o lançamento coberto de opções apresenta o mesmo payoff (gráfico de risco e retorno) que a simples venda de uma put, entretanto com muito menos risco.