A tecnologia está presente em todas as áreas da nossa vida, especialmente nas finanças. Por isso, as operações realizadas pelo mobile banking cresceram significativamente nos últimos dois anos.
Além de promover o conforto e a praticidade para os usuários, o mobile banking é um dos serviços mais seguros para realizar transações financeiras, seja você uma pessoa comum ou alguém especializado no mercado financeiro.
O que é mobile banking?
Mobile banking é o nome dado ao serviço bancários disponibilizados em dispositivos móveis. Ou seja, com esse tipo de serviço é possível fazer operações financeiras e outras tarefas bancárias por meio de um dispositivo móvel com acesso à internet sem maiores complicações.
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), o mobile banking é o serviço mais utilizado para transações. Afinal, esse recurso permite que os clientes tenham acesso a praticamente todos os serviços do banco em seu celular, sem precisar ir a uma agência.
Geralmente, os serviços bancários disponíveis no mobile banking são:
- extrato de conta corrente;
- transferências (TED, DOC e PIX);
- pagamento de contas e faturas;
- abertura de conta;
- solicitações de novos cartões;
- investimentos;
- financiamentos e empréstimos;
- consórcios;
- seguros;
- atendimento ao cliente.
Devido a essa praticidade, cada vez mais pessoas estão aderindo ao mobile banking. De acordo com os dados da FEBRABAN, no ano de 2019 houve um aumento de mais de 40% nas movimentações financeiras realizadas através do banco móvel em comparação a 2018.
Vantagens do mobile banking
De fato, o mobile banking traz diversas vantagens tanto para as instituições financeiras como para os seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
Com o banco móvel, os clientes têm muito mais comodidade e praticidade. Afinal, é possível realizar uma transação ou fechar um negócio em qualquer lugar que tenha conexão com a internet.
Além disso, o mobile banking possibilita que os seus usuários controlem melhor seus gastos e investimentos. No geral, as taxas de uso dessa ferramenta são bem menores quando comparadas às agências bancárias. Dessa forma, ele pode economizar tempo e dinheiro.
Por outro lado, os bancos também encontram vantagens por oferecer o serviço de banco móvel aos seus clientes. Veja alguns exemplos:
- redução de custos;
- melhor experiência do cliente;
- rapidez nas transações;
- melhor segmentação e análises preditivas.
Mobile banking e internet banking
Você sabe qual a diferença dos termos mobile banking e internet banking?
Como já explicamos por aqui, o primeiro se refere ao uso dos serviços bancários através de dispositivos móveis. Já no segundo caso, o uso dos serviços bancários se dá exclusivamente pelo site ou plataforma online da instituição bancária.
Atualmente, o mobile banking é o principal meio utilizado para transações financeiras.
De acordo com a pesquisa realizada pela FEBRABAN de Tecnologia Bancária, o banco móvel registrou 2,5 milhões de pagamentos de contas e transferências no ano de 2019. Em 2014, por exemplo, apenas 10% das operações eram realizadas por meio do mobile banking.
Em 2020, as pesquisas mostraram que as operações realizadas via banco móvel cresceram 22% entre janeiro e abril. Quando comparamos esse número com os resultados de 2019, observamos:
- aumento de 105% na consulta de investimento;
- alta de 61% na contratação de crédito;
- aumento de 33% nos pagamentos;
- crescimento de 24% nas transferências.
Enquanto isso, as operações bancarias nas agências caíram 53% e, nos terminais de autoatendimento, 19%.
Por outro lado, a pesquisa mais recente da Federação Brasileira dos Bancos mostrou que as transações realizadas pelo internet banking representaram cerca de 7% durante os meses de janeiro e abril de 2020.
Desafios das instituições financeiras no uso do mobile banking
Embora o uso do mobile banking tenha crescido significativamente nos últimos anos, grande parte das instituições financeiras ainda encontra alguns desafios na gestão desse serviço.
Por exemplo, com a mudança no comportamento de consumo, os bancos precisam buscar novas formas de capitalizar e elevar o número de venda dos seus produtos.
Além disso, para garantir o sucesso da ferramenta, os bancos precisam investir cada vez mais em tecnologia para garantir a melhor experiência do cliente. Ao mesmo tempo, é essencial que as empresas gerenciem as ameaças à segurança dos dados.
Nesse sentido, os bancos ainda têm a responsabilidade de educar os seus clientes com respeito às medidas de segurança. Afinal, o mobile banking é de difícil monitoramento e tende a sofrer com mais ameaças.
Segurança do mobile banking
Assim como qualquer ambiente online, o mobile banking não é totalmente seguro. Embora as instituições financeiras implementem diversas camadas de proteção, as tecnologias apresentam brechas que podem ser utilizadas por hackers para algum tipo de ataque.
Entretanto, alguns fatores tornam o banco móvel mais seguro em comparação com o internet banking.
Em primeiro lugar, os aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis são executados em modo de confinamento. Assim, eles não têm autorização para acessar os dados presentes no dispositivo e nem outros aplicativos, exceto quando o usuário dá permissão no momento da instalação.
Então, embora não seja impossível, é pouco provável que o dispositivo seja invadido por um software malicioso.
Além disso, como não há a necessidade de informar a URL da página da web, o uso do mobile banking impede a falsificação do endereço de acesso. Dessa forma, é menos provável que os dados de acesso, senhas e outras informações sejam roubadas.
Como utilizar o mobile banking com segurança?
Porém, como ainda assim existem brechas nas tecnologias, é necessário que os usuários sejam educados sobre segurança da informação. Veja algumas recomendações:
- baixe somente aplicativos oficiais disponíveis na loja de aplicativos do seu celular;
- ao instalar um aplicativo, tenha cuidado com as permissões de acesso. Não dê acesso a recursos que não utilizará;
- mantenha seu dispositivo e aplicativos atualizados. Porém, execute as atualizações somente quando for indicado pela loja de aplicativos;
- prefira preencher os dados de acesso manualmente, evitando o preenchimento automático;
- assim que terminar de usar o mobile banking, encerre o acesso à conta imediatamente;
- sempre que possível, use a rede de dados móveis para acessar o banco móvel;
- quando precisar utilizar o wi-fi, conecte-se somente às redes que você conhece. Nunca utilize redes púbicas;
- sempre que receber uma mensagem de alerta relativa ao seu banco, entre em contato com sua agência ou gerente para confirmar as informações;
- acesse o mobile banking com frequência. Assim, se tiver alguma alteração, você poderá informar o seu banco o quanto antes.
De fato, quando utilizado da forma correta, o mobile banking pode trazer muitas vantagens para as instituições financeiras e seus clientes.