Para que uma empresa consiga lançar, comprar ou vender suas ações alguns eventos devem ocorrer. Assim, uma das primeiras etapas de divulgação é via road show.
Dessa forma, o road show é um evento que ocorre para o maior número possível de potenciais compradores. De modo geral, ele está dentro do processo da Oferta Pública Inicial, que na sigla em inglês é conhecido como IPO.
O que é road show?
O road show nada mais é do que a sequência de apresentações realizada por uma companhia que busca encontrar potenciais compradores para seus produtos e, no caso do mercado financeiro, para a compra da própria empresa.
As apresentações ministradas no evento normalmente são curtas e focadas na divulgação, por parte dos gestores das empresas, dos dados que representam os fundamentos da empresa e os motivos da abertura de capital.
Por que empresas financeiras aderiram ao road show?
Com vistas a personalizar a forma como são realizadas as apresentações de companhias que desejam abrir o capital na Bolsa de Valores, o evento ganhou força nos últimos anos.
Dessa maneira, por se tratar de uma cerimônia itinerante, isto é, a exposição dos motivos e dos materiais de divulgação ocorrem para várias pessoas e em vários lugares, o road show passou a fazer parte do processo de IPO das empresas.
O que é apresentado em um road show?
Apesar de ser curto, o evento busca evidenciar aos potenciais compradores todas as informações relevantes a tomada de decisão.
Nesse contexto, dentre os materiais apresentados na cerimônia, tem-se:
- Lucro e desempenho
- História da companhia
- Crescimento de vendas
- Meta de preços para a Oferta Pública Inicial
- Apresentação do organograma e das funções de cada um dos gestores
- Oportunidades de investimento que estão no radar e tem como premissa para iniciar a captação de recursos no mercado financeiro
Após a realização da apresentação, o próximo passo é a confecção do prospecto final, o qual será disponibilizado a todos aqueles que demonstrarem interesse na aquisição do negócio.
Vantagens de realizar um road show
Conseguir um contato próximo com o público-alvo é sem dúvidas a principal vantagem da realização desse tipo de evento, principalmente quando a intenção é demonstrar a credibilidade do negócio.
Soma-se a isso, o fato de que é uma oportunidade de firmar a marca em alguns territórios que ainda não foram explorados.
Dessa maneira, em resumo a utilização do road show permite:
- Atração de clientes em potencial;
- Consolidação da marca no mercado;
- Possibilidade de realizar negócios de forma fácil e assertiva.
Como funciona um road show?
Por ser um evento que deve ter a cara da empresa, não existe uma predefinição para a realização da cerimônia.
Dessa forma, as apresentações podem ser realizadas tanto em formato presencial quanto remoto, o qual permite reduzir custos e alcançar um número superior de pessoas quando comparado ao evento presencial.
Nessa linha, por ser um evento com as características da empresa, existe a possibilidade de realizar apresentações menores, somente com os investidores potenciais, tornando o road show uma fermenta essencial para um IPO no mercado financeiro.