Assim como a segurança cibernética tem estado em alta atualmente, crescendo cada vez mais, o termo transformação digital tem ganhado expressividade principalmente entre empresas.
Porém, transformação digital não é algo previsto para o futuro ou para um tempo distante, mas sim algo o qual muitas empresas entendem ser necessário para continuar em ação nos dias de hoje.
O que é a transformação digital?
Transformação digital é um processo normalmente tomado por empresas que fazem uso de tecnologias digitais para os mais variados fins.
Porém, este tipo de mudança normalmente vem a partir de uma alteração estrutural que as organizações possuem.
E como citado anteriormente, esta é, ainda, uma tentativa que as instituições tomam principalmente para se manterem competitivas dentro do mercado e continuar em funcionamento.
Porém, as transformações digitais não são também algo recente, e isso se dá uma vez que ela acontece desde o surgimento de novas tecnologias que estimularam uma evolução na humanidade.
Agora, como novas tecnologias e recursos inteligentes surgem cada vez mais, como é o caso da Internet por exemplo, podemos analisar que este é um conceito altamente presente em nosso dia a dia.
E mais que isso, ele não se restringe somente a ocorrer como uma transformação digital em organizações apenas.
De tal forma, ela pode gerar ainda uma transformação digital na sociedade como um todo e também a transformação digital no mundo. Afinal, como consequências dessas mudanças na sociedade, temos:
- melhoria no desempenho;
- adaptação por parte das empresas;
- livre acesso a informações de qualquer tipo; e
- possibilidade de mobilização através das redes sociais.
Porém, não confunda: a transformação digital é uma consequência das mudanças na sociedade, e não uma causa para que elas ocorram.
Como colocar em prática esta mudança em uma empresa?
Tendo em vista que normalmente a inovação e transformação digital ocorrem em âmbito empresarial, separamos abaixo alguns passos para que você possa aplicá-la em sua organização. Veja:
- lembre-se de manter o foco no cliente, sempre;
- tenha atenção a fase transitória da automatização de processos;
- reveja a cultura da empresa a fim de que ela abrace a mudança que será feita;
- faça uma transformação de pessoas ao invés de somente digital;
- pratique o desapego, não se apegando totalmente a ideias, processos, produtos ou projetos; e
- terceirize processos com instituições do ramo de Tecnologia da Informação caso a sua esteja empresa fora dessa área.
Além disso, tenha em mente alguns pilares fundamentais para essa transformação, que são a constância de feedbacks, entregar mais rápidas e maior adaptação à mudanças.
Através destes três conceitos se torna possível aproveitar falhas (qualificando melhor os produtos oferecidos), aumentar a eficiência e se tornar mais apto a mudar o que for necessário.
Quais vantagens são oferecidas por esse processo e qual a sua importância?
Uma vez entendido qual é o conceito de transformação digital e como aplicá-lo, um ponto importante a ser mencionado é quais os benefícios gerados por este processo.
E ao falarmos sobre pontos positivos que ele possui, estamos falando sobre incentivo à inovação e criatividade, agilidade em entregas e maior flexibilidade de adaptação para mudanças do mercado e hábitos de consumidores.
Uma outra vantagem que a transformação digital nas empresas gera é a redução de custos, ocasionando em um aumento na margem de lucro.
Isso ocorre devido ao aumento de produtividade que as equipes de uma instituição possuem.
Porém, existe ainda um outro benefício gerado por este processo e que é, ainda, um meio de alcançar os objetivos traçados.
Este, por sua vez, é o rompimento de sigilos de comunicação.
Cabe pontuar que este é um problema relativamente comum e que, apesar de sua frequência, dificilmente é percebido por administradores e gestores de empresas.
De forma geral, eles ocorrem quando existe algum tipo de barreira que impede, ou dificulta, a comunicação entre os profissionais de diferentes setores de uma empresa.
Os motivos para esses obstáculos são os mais variados possíveis, mas como uma das possíveis consequências temos até mesmo a rivalidade e disputa entre as áreas da empresa.
Isso não tem algum sentido uma vez que todos são funcionários de uma mesma instituição e, por isso, deveriam trabalhar em conjunto para que ela cresça.
Porém, não é assim que ocorre em alguns casos.
A notícia boa, no entanto, é que isso pode ser evitado através do incentivo à equipes multidisciplinares, uma das abordagens da transformação digital que auxiliam a quebrar esses entraves.
Exemplos de empresas brasileiras digitalizadas
Devido ao alto reconhecimento que este tipo de atitude passou a ter ultimamente, hoje é possível identificar a presença de transformação digital nas empresas brasileiras e nas que atuam em nosso país.
Cabe ressaltar, antes de mais nada, que aqui estão incluídas empresas dos mais variados setores do mercado.
Elas são consideradas as instituições com maior maturidade digital de acordo com a pesquisa “A Transformação Digital no Brasil 2019”, feita pela E-Consulting com o Centro de Inteligência Padrão.
Confira alguns exemplos abaixo:
- AMBEV;
- American Airlines;
- Apple;
- Azul;
- Bradesco;
- Braskem;
- Coca-Cola;
- Estácio;
- Gol;
- Google;
- Hyundai;
- Itaú Unibanco;
- Natura;
- Nestlé;
- Netflix;
- Nubank;
- Original;
- P&G;
- Samsung;
- Santander;
- Uber;
- Unilever;
- Volkswagen; e
- XP Investimentos.
Cabe pontuar, porém, que estas são apenas algumas das mais conhecidas. A lista, de acordo com a pesquisa, abrange ainda muitas outras empresas.
Conhecer a LGPD é importante durante a transformação digital?
A primeiro momento, pode parecer que a Lei Geral de Proteção de Dados não possui nenhum tipo de relação com a transformação digital em empresas, porém, ambos os pontos estão ligados.
Esta ligação se dá a medida em que esta transformação faz com que a empresa seja posicionada como um negócio digital e crie valor e receita com base nos ativos digitais.
Isso é algo que, por si só, automatiza processos por gerar mudança no comportamento dos colaboradores e fornecedores ao mesmo tempo que gera modelos de negócio disruptivo.
Uma outra consequência desse procedimento é uma mudança na percepção que os clientes possuem com relação a empresa.
Para algumas empresas, a LGPD dificultará a transformação por conceder mais segurança jurídica para os titulares dos dados.
Tendo em vista que a gestão de dados pessoais ganhou uma importância enorme dentro deste processo de maior implementação de tecnologias, se torna necessário que as empresas realizem os tratamentos de dados pessoais em compliance.
E, para isso, o conhecimento sobre como os procedimentos devem ser feitos perante a legislação é de suma importância.
Afinal, caso ocorra algum tratamento que vá contra o que a lei normatiza, a empresa pode ser multada com sanções em um valor máximo de R$50 milhões.
Sendo assim, uma vez que existe relação entre transformação digital e esta norma, realize o treinamento LGPD com sua equipe de colaboradores, a melhor forma de gerar conhecimento sobre a legislação e atuar corretamente.