CFP: saiba como tirar a certificação de planejador financeiro
Finanças
As certificações financeiras estão em alta, destaque para o CFP. Porém, você sabe o que é necessário para possuir esse certificado?
Saiba mais sobre a posição de diretor financeiro
Finanças
O que é a CFP?
O Certified Financial Planner é a certificação financeira voltada para planejadores financeiros, sendo esta uma das profissões que mais crescem dentro do setor financeiro.
Criada nos Estados Unidos, a CFP só pode ser emitida pelo Certified Financial Planner Board of Standards, incluindo o Brasil. Assim, esta certificação também possui peso internacional.
4 “E’s” da CFP
Para se conquistar o CFP, existem pré-requisitos, sendo que estes atendem aos padrões globais da especialização. No caso, são conhecidos como os “4 E’s”
Exame
O primeiro “E” é de exame, isto é, para possuir esta certificação o candidato deve ser aprovado no exame que, no Brasil, é aplicado pela Planejar em sete capitais do país.
Ao todo são 140 questões no exame CFP, no qual são cobrados os temas como: planejamento financeiro, fiscal e sucessório; gestão de ativos de investimentos; aposentadoria.
O exame completo tem duração de 7h05min, com 1h30min de intervalo. Para ser aprovado o candidato deve ter aproveitamento de 70% na prova, isto é, acertar 98 questões.
Educação
Para prestar e possuir o CFP o candidato deve ter concluído o ensino superior, independente da graduação, em uma instituição autorizada pelo MEC.
Experiência profissional
O candidato deve comprovar que já exerceu a atividade de planejador financeiro em algum momento de sua trajetória profissional.
Ética
Por fim, mas não menos relevante, o último “E” se refere a concordar e assinar o código de ética e melhores práticas profissionais da Certificação CFP.
Entendendo as etapas, o candidato agora deve se preparar da melhor forma para conquistar a CFP e se destacar como planejador financeiro.
É hora de estudar!
Ebook Gratuito
Descubra como Trabalhar no Mercado Financeiro e torne-se um profissional qualificado em uma das áreas que mais cresce no Brasil